Entendemos a organização escolar como um espaço de aprendizagem, de socialização do conhecimento produzido historicamente e de inte-relações entre as pessoas. À escola, cabe promover o desenvolvimento pleno do indivíduo. Como afirma Libâneo (2004), a escola deve promover a apropriação dos saberes, procedimentos, atitudes e valores, por parte dos alunos, pela ação mediadora dos professores e pela organização da gestão da escola. E assim, formar cidadãos conscientes, capazes de compreender, criticar e transformar a realidade, atuando na construção de uma sociedade mais justa.
Sendo assim, o trabalho desenvolvido dentro da escola precisa ser bem organizado, a fim de proporcionar ao educando condições para desenvolver as habilidades e competências necessárias a construção de uma sociedade democrática. Ou seja, ela deve trabalhar de forma a proporcionar ao aluno subsídios para que sejam capazes de questionar, observar, discutir e construir sua própria história. Dessa forma a escola contribui para o enriquecimento individual e grupal, construindo valores saudáveis de convivência coletiva.
Para que a escola consiga colocar em prática a filosofia de preparar indivíduos para a democracia, para que tenham acesso aos instrumentos de produção cultural, científica, técnica e política, e que tenham compreensão e entendimento da realidade, são necessários alguns requisitos básicos:
Interiorização de princípios democráticos aplicados no interior da escola.
Realização de estudos periódicos, visando trocar experiências e analisar criticamente as práticas cotidianas; e assim, melhorar a qualidade do ensino.
Avaliação contínua e sistemática do processo ensino-aprendizagem.
Sendo assim, as ações educativas da escola devem ser norteada pelo art. 3º da LDBEN/96, que preconiza que o ensino ministrado nas escolas fundamentam-se nos seguintes princípios:
Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar cultura, pensamento, a arte e o saber.
Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas.
Respeito à liberdade e apreço à tolerância.
Gestão Democrática.
Garantia de padrão de qualidade.
Valorização da experiência extra escolar.
Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas.
Com base nesses princípios, a escola segue uma linha filosófica de aprimoramento dos conhecimentos escolares, no sentido do desenvolvimento sócio-cultural do alunado, instrumentalizando-os para uma melhor integração na sociedade. Nesse sentido, nosso ideal de sociedade e de cidadão baseia-se em princípios democráticos, de solidariedade e participação social.
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