quarta-feira, 22 de outubro de 2008

PROFESSORA ROSEMIR FERNANDES DE SOUZA




PROFESSORA ROSEMIR: * 24/11/1952 +17/03/1997

Passou uma infância bastante humilde com seus pais, na zona rural, em Vereda do Meio, município de São João dos Patos/MA; mudou para a cidade juntamente com seus pais e os seis irmãos – sendo cinco mulheres e um homem, onde cursou o Magistério.
Buscando oportunidade de trabalho, ela resolveu mudar para o Tocantins, já que encontrou apoio de parentes que moravam aqui.
Outro fator que a motivou a mudar para cá foi o fato de ter saído vitoriosa de uma cirurgia cardíaca em São Paulo, por problemas de sopro. Ela não queria conviver na sua cidade de origem com perguntas intermináveis sobre sua saúde. Outra cidade lhe daria a chance de levar uma vida longa dos questionamentos daqueles que a conheceram antes da cirurgia.
Resolveu desenvolver suas aptidões na cidade de Miranorte, como professora.
Logo depois, sabendo da existência de uma parenta em Palmas, procurou-a. Esta, acolhendo-a em sua residência, ajudou-a a arrumar um trabalho como professora na Escola Municipal Estevão Castro, Jardim Aureny III, caracterizando-o como a realização dos sonhos profissionais para o qual teria estudado.
Além deste, ela pensava construir uma casa e ter um filho. Ainda conseguiu o segundo sonho, que era o da casa. Mas não chegou a ter filho.
Para realizar o sonho de construir a sua casa ela se esforçava a trabalhar como professora do Estado e do Município. Nos seus últimos três anos de vida, sua mãe se deslocou do Maranhão para com ela morar, sem que soubesse que o objetivo de sua vinda era apenas para fazer companhia para sua filha, dar um pouco de conforto enquanto em vida.

Sua saúde não era de se confiar. Ela passou pela segunda cirurgia, desta vez em Goiânia. Com o agravamento cardiovascular, submeteu-se a mais outra cirurgia, novamente em Goiânia, porém não resistindo veio a óbito em 17/03/1997. Foi sepultada no cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia.

Seu início de carreira:

• 1992 – Iniciou sua carreira como professora de séries iniciais na Escola Estevão Castro;
• 1993 - Estendeu sua jornada de trabalho na Escola Estadual Liberdade.

Voluntariado:

• Foi voluntária na Igreja Santo Antônio, como professora de Catequese.

Nota:

Para conseguir esses dados contamos com a colaboração voluntária de professores como:

1 - Informações obtidas da Professora Ana Zélia Pereira Lima, que conviveu muito tempo com a profª. Rosemir;

2 - Entrevistador: o professor Abimael Alves de Oliveira, que trabalhou por quase 9 anos juntos com a professora Ana Zélia;

3 - Encarregado pela digitação: o Professor Deuzimar Ribeiro Pinto, atual gestor da Escola Rosemir Fernandes de Sousa

2 comentários:

Wesley Santos disse...

Agradeço muito a ela, minha professora do 1° ano na escola liberdade. E ao diretor professor Deuzimar quem também tive a honra de ser aluno.

Unknown disse...

Amo essa escola ja estudei ai na minha infância.