quinta-feira, 10 de setembro de 2009

BRINCANDO APRENDO LER, ESCREVER, SOMAR E DIVIDIR

PROJETO TRABALHADO PELA PROFESSORA DEUSIRENE RODRIGUES

SÍNTESE DO PROJETO

Estudos realizados sobre a aprendizagem e desenvolvimento infantil afirmam que quando a criança chega à escola, traz consigo toda uma bagagem de conhecimentos, construídos a partir de vivências. Por isso é fundamental que o professor tenha conhecimento das fases do desenvolvimento infantil. No caso da criança de seis anos, sabe-se que nessa idade suas habilidades manuais já estão bem desenvolvidas. No aspecto intelectual, apresenta fluência na fala, utilizando pronomes, tempos verbais e plurais de forma correta; tem muito interesse pela linguagem, especificamente pelas palavras; aceita supervisões e aceita instruções; memoriza histórias com facilidade; é capaz de ordenar e agrupar objetos por tamanho (menor para maior). Embora as crianças desenvolvam suas capacidades de maneira heterogênea, a educação tem por função criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças, considerando, também, as possibilidades de aprendizagem que apresentam nas diferentes faixa etária, através de uma atuação que propicia o desenvolvimento de capacidades envolvendo aquelas de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação inter-pessoal e inserção social. Ou seja, cabe à proposta pedagógica da escola propiciar a aquisição dos conhecimentos cognitivos, procedimentais e atitudinais; desenvolvendo a capacidade do educando de aplicar os conhecimentos aprendidos em situação do dia-a-dia; e, consequentemente, formar cidadãos capazes de entender o mundo em que vivem e de intervir de forma solidária na sua comunidade. Nesse sentido, essa é uma proposta de trabalho interdisciplinar desenvolvida em turmas de alfabetização, com alunos de seis anos, que tem como objetivos proporcionar novas experiências cognitivas, psicomotoras e psicossociais, despertando na criança atitudes cooperativa e solidária; além de formar valores morais e sociais, associando o aprender à satisfação e ao lazer. Nesse sentido, levar o aluno a vivenciar de forma prática os conteúdos escolares comparando os mesmos com a sua vivência cotidiana. O trabalho foi desenvolvido no segundo bimestre de 2009, onde a cada semana foi utilizada dinâmicas de brincadeiras e competições e ferramentas pedagógicas diferenciadas, tais como: dinâmica com o alfabeto móvel, pesquisa e recorte de palavras em jornais e revistas, dinâmica utilizando blocos silábicos, ditado de palavras, dinâmica utilizando o álbum multiseriado, roleta com palavras, gincana de leitura e escrita, contos, dentre outras. Partindo do principio de que o desenvolvimento da criança nessa faixa etária resulta das diferentes experiências vivenciadas, o processo avaliativo deste projeto valorizou e comparou o crescimento do aluno de acordo com seu próprio ritmo, a cada etapa das ações desenvolvidas. A cada etapa finalizada foi feito um relatório das dificuldade e do descompasso dos aluno em relação aos objetivos propostos. Dessa forma, foi possível refletir sobre a prática escolar e a evolução dos alunos. O resultado foi bastante positivo. Melhorou a auto-estima, a interação, a socialização e a cooperação entre os alunos. O interesse pela leitura e a escrita cresceu de forma significativa. O índice de interesse e participação atingiu uma média excelente. Houve melhora no interesse dos pais com a vida escolar de seus filhos.

Um comentário:

Solange Sardeiro disse...

Deusirene, gostei muito do seu projeto. Realmente você é muito dedicada! Parabéns!