sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

TARDE PEDAGÓGICA

NO DIA 17 DE FEVEREIRO DO CORRENTE, DAS 13h e 30min ÀS 17h e 30min, FOI REALIZADA A TARDE PEDAGÓGICA NA ESCOLA ROSEMIR FERNANDES. A ATIVIDADE, QUE CONSTA NO CALENDÁRIO DO ENSINO FUNDAMENTAL, CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DO GESTOR, COORDENADORES, ORIENTAÇÃO E OS PROFESSORES DA UNIDADE DE ENSINO, COM A FINALIDADE DE MELHORAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE NOSSA ESCOLA. A ATIVIDADE FOI DIVIDIDA EM TRÊS ETAPAS:

O PRIMEIRO MOMENTO FOI INICIADO COM UMA DINÂMICA EM GRUPO, VISANDO REFLETIR SOBRE O TRABALHO EM EQUIPE. EM SEGUIDA, FOI LIDO E DISCUTIDO UM TEXTO REFLEXIVO SOBRE TRANSFORMAÇÃO E O PAPEL/COMPROMISSO QUE CADA UM TEM EM MELHORAR NOSSA SOCIEDADE. ESSA ETAPA FOI FINALIZADA COM A COORDENAÇÃO E A ORIENTAÇÃO, ENALTECENDO O COMPROMISSO DE TODOS EM PROL DA ESTABILIDADE DO TRABALHO EM EQUIPE, BEM COMO, A DEDICAÇÃO DE CADA UM DIANTE DOS DESAFIOS COLOCADOS PARA O ANO LETIVO.

NO SEGUNDO MOMENTO, ASSISTIMOS A UM VÍDEO SOBRE O TEMA SABER E SABOR, ONDE VÁRIOS EDUCADORES RENOMADOS DISCUTEM A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR OS CONTEÚDOS ESCOLARES DE FORMA CONTEXTUALIZADA E DE ESTIMULAR O ALUNO A PENSAR DE FORMA CRÍTICA. O VÍDEO TAMBÉM DEU ENFOQUE À IMPORTÂNCIA DO EDUCADOR ESTÁ SEMPRE BUSCANDO APERFEIÇOAR SEU TRABALHO, NO SENTIDO DE TORNAR O ENSINO SIGNIFICATIVO E PRAZEROSO PARA O ALUNO. EM SEGUIDA FOI ABERTO UM DEBATE, ONDE VÁRIOS COLEGAS SE POSICIONARAM EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO DO VÍDEO.

O TERCEIRO MOMENTO FOI DEDICADO AOS AJUSTES DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA, ONDE DISCUTIMOS E REAVALIAMOS:
- PLANEJAMENTO CURRICULAR;
- USO DO LIVRO DIDÁTICO;
- FINALIZAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE ALUNOS;
- APOSTILAS COMPLEMENTARES PARA TRABALHAR DIFERENCIADO COM ALUNOS COM BAIXO RENDIMENTO;
- CONFECÇÃO DE MATERIAL DE APOIO PARA ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS E COM BAIXO RENDIMENTO;
- ESCALA DO RECREIO MONITORADO
- CRONOGRAMA DO PROJETO DATAS COMEMORATIVAS;
- REFORMULAÇÃO DO MOMENTO CÍVICO;
- DIVISÃO DE ATENDIMENTO ÀS TURMAS ENTRE OS DOIS COORDENADORES.

A ATIVIDADE FOI ENCERRADA DEIXANDO A CONVICÇÃO DE QUE ESSES MOMENTOS SÃO EXTREMAMENTE IMPORTANTES PARA MELHORAR A QUALIDADE DO ENSINO DESENVOLVIDO NA ESCOLA.

Nenhum comentário: