Olá pessoal que acompanha o blog da Escola Rosemir Fernandes, estamos aqui hoje para divulgar o projeto que está sendo desenvolvido por todos os professores da nossa escola. Esta é uma ideia nova trazida pela gestão atual e pretende levar esta ideia para todos os bimestres. Será sempre um tema novo ao decorrer do ano. E, a medida que os projetos forem acontecendo, estaremos aqui divulgando tudo para vocês.
Confiram abaixo a essência do nosso projeto.
Escola Municipal Rosemir Fernandes de Sousa
Projeto I Bimestre 2011
Tema: "Valores para a vida"
Sub-temas: Convivência e regras;
Solidariedade e cooperação;
Limpeza e organização;
Igualdade e diferenças;
Justiça, verdade e honestidade;
Amizade, amor, afeto.
Público alvo: Alunos do 1º ao 5º Ano
1- Justificativa
Educar, tarefa das mais difíceis. Como se preparar na vida e para a vida? Todo ser humano tem suas crenças e com base nelas seus pensamentos e sentimentos, que culminam nas atitudes.
Acredita-se numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em que os cidadãos atuem de forma comprometida com o bem comum. Nessa perspectiva, a escola se torna eficiente no trabalho e resgate de certos valores já esquecidos pelo ser humano.
2- Objetivos
Este projeto visa a valorização do ser humano, resgatando a importância das virtudes como tendência para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas desde o início da vida, levando à construção da cidadania e autonomia.
* Sensibilizar os alunos em relação à importância da boa convivência para criar um ambiente agradável em sala de aula e na escola como um todo;
* Propiciar o desenvolvimento de virtudes indispensáveis à formação humana;
* Intensificar o trabalho de valores, consciente do papel social da escola, de modo a oportunizar as reflexões e atitudes que visam ao bem-estar dos cidadãos e o fortalecimento da autonomia dos homens;
* Desenvolver reflexões sobre ações do dia a dia, reconhecendo que, desde bem pequeno, podemos desenvolver boa educação e boas maneiras;
* Melhorar a disciplina na sala criando regras de convivência e dinâmicas para perceberem algumas atitudes que causam a indisciplina.
3- Procedimentos Didáticos
* Textos, poesias, mensagens fábulas;
* Criação dos combinados(regras) para a sala de aula;
* Produção de texto, relatório e ilustração;
* Dramatização;
* Confecção de livro (mini livro);
* Concurso de redação;
* Dinâmicas;
* Exploração de cartazes, figuras e mensagens;
* Amigo anjo, correio elegante;
* Pesquisa sobre os temas abordados;
* Filmes(Desafiando Gigantes; Duelo de titãs; No balanço do amor; outros);
* Recorte de reportagens;
* Confecção de jornal.
4- Duração
Início: 1º de março
Culminância: 8 de abril
6- Recursos Utilizados
* Livros;
* Revistas;
* Jornais;
* Dicionário;
* Caderno;
* Atividades xerocopiadas;
* Quadro branco;
* Lápis grafite;
* Jogos didáticos;
* Papel ofício;
* Cartolina;
* Papel madeira;
* Cola;
* Tesoura;
* T.N.T;
* E.V.A;
* Fita adesiva;
* Vídeos educativos;
* Câmera digital;
* Aparelho de som;
* Televisão;
* CD e DVD;
7- Avaliação
A avaliação será composta de observação, análise das atividades práticas e auto avaliação.
Ao final do projeto, será elaborado um relatório da turma, onde o professor registrará o desempenho de cada um bem como, as dúvidas, dificuldades encontradas e resultados alcançados.
8- Culminância
A escola organizará uma tarde cultural para socialização dos alunos, apresentações musicais, e exposições dos trabalhos realizados, logo após recreação e lanche para todas as crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário